top of page

Primeiro GRH e depois Gestão | Vale a pena arriscar e mudar de curso?


Ao longo da nossa vida vamos sendo confrontados com diversos problemas. Sejam eles bons ou menos bons.

Quando terminamos o secundário, surge um novo problema, cabe-nos decidir o que queremos fazer daí para a frente. É da nossa responsabilidade tomar uma decisão consciente. Já somos adultos, ou não (eu terminei o secundário com 17 anos). Muitos são aqueles que sabem o que querem, ou que pensam que sabem o que querem. Outros, simplesmente, não fazem ideia do que querem fazer ou estudar, acabam por escolher vários cursos de áreas diferentes e é rezar para que não se entre naquele que se gosta menos. Às vezes acaba-se mesmo por descobrir a verdadeira vocação, numa de sorte!

A meu ver, a escolha da carreira profissional ou do curso superior é das decisões mais difíceis que temos de tomar enquanto adolescentes. Não diria a mais difícil, mas a de maior responsabilidade.


Apraz-me dizer que tomei a decisão certa e estou completamente realizado e satisfeito com o curso que escolhi!


Se entrarmos num curso que não gostamos muito ou não era exatamente o curso desejado, surge outro problema. Desta vez, temos duas hipóteses: mudamos de curso ou dedicamo-nos à pesca (atenção que a pesca é uma atividade lúdica interessante!).


No caso de a decisão assentar em "dedicar-se à pesca", deixo aqui o link de um kit para pesca "best seller" da Amazon: https://amzn.to/2uz2Vpn


A outra opção é mudar de curso. A mudança de curso é algo que deve ser bem pensado e bem avaliado, fazendo um estudo prévio estruturado com todos os prós e contras.


Deixo aqui algumas dicas para o caso de estares a pensar em mudar de curso:

  • Comparar o curso atual ao curso desejado;

  • Verificar se há possibilidade de equivalência a cadeiras já feitas no curso atual;

  • Ver detalhadamente o plano de estudos, incluindo os conteúdos lecionados em cada cadeira.

  • Fazer um quadro com duas colunas, a primeira a dizer "Prós" e a segunda a dizer "Contras";

  • Se Prós >= Contras Então MudarDeCurso();


Melhor do que as minhas indicações, deixo aqui o testemunho da Carolina que entrou em Gestão de Recursos Humanos (GRH) e acabou por mudar para Gestão, por ser "um curso que desafia as minhas capacidades, mantém-me interessada, motivada, e faz-me ter vontade de aprender/descobrir mais todos os dias (mesmo que isso implique pular da cama ás 8h da manhã).", disse Carolina.


"Que curso escolher? Esta pergunta sempre foi difícil para mim! No secundário gostava de Biologia, Química e Português. Já a minha relação com a Matemática não era a melhor. Pensei em Enfermagem, em Biologia, em Psicologia entre outros cursos. Posso dizer que quando concorri ao ensino superior não fazia a mínima ideia para o que ia. Candidatei-me a várias áreas diferentes, sem saber o que realmente gostava e o que me iria fazer feliz. Entrei em GRH (Gestão de Recursos Humanos), era um curso do qual tinha algum medo, pois achava que nunca iria conseguir fazer metade das cadeiras. Pensei: “Oh meu deus! E agora? Com o meu ódio de estimação à matemática, nunca vou fazer estas cadeiras!” Um pouco assustada, lá fui eu. O primeiro semestre foi uma grande surpresa. Adorei TUDO! As disciplinas, os professores, os colegas, os trabalhos, os novos desafios. O curso conquistou-me. Consegui fazer todas as cadeiras por frequência e com melhores notas que as que tinha no secundário. A nota que tive a matemática foi uma autêntica surpresa, para mim e para os meus pais.


Posto isto, a minha mãe e alguns professores, no segundo semestre, começaram a questionar-me: “Porque não mudas de curso para Gestão? Terias mais oportunidades de emprego.” Ao início achei aquela ideia completamente descabida. Eu, que vinha do secundário a odiar matemática, que estava num curso que já tinha o seu grau de “contas”, ir para Gestão não estava nos meus planos. Para além do grau de dificuldade ser maior ao de GRH, o número de cadeiras com matemática aumentava drasticamente. Não esquecendo o facto de ainda ir “perder” um ano, mudar de turma e recomeçar tudo de novo. Como sou uma pessimista por natureza, disse logo: “Nem pensar! Isso era dar um tiro no próprio pé! E depois como faço as cadeiras? E se não gostar do curso? Perco um ano para nada!” Mas a verdade é que o semestre ia passando e aquela ideia “parva” não me saia da cabeça. Comecei por falar com alguns colegas, amigos e professores sobre o assunto. Tudo estava dividido! Uns diziam: “Vai, ficas melhor nesse curso!” Outros pelo contrário: “Acho que é uma má decisão. Vais perder um ano para nada, e se já aqui estás e gostas do curso deves continuar!” Para mim foi uma decisão complicada, andei muito tempo a estudar os prós e contras e só consegui decidir no final do semestre. Algo me dizia que a melhor opção era candidatar-me à mudança de curso. Candidatei-me e disse: “Já me candidatei. Mas tenham calma que isto não é assim! Posso não mudar, há poucas vagas. E se não ficar não há problema, continuo onde estava.” Típico da minha pessoa. Em setembro fiquei numa das vagas, mudei! E lá fui eu à descoberta da Gestão.


Hoje, com o primeiro ano concluído, posso dizer que não foi de todo um tiro no pé. Muito pelo contrário! Se já gostava de GRH ainda gosto mais de Gestão. É um curso que desafia as minhas capacidades, mantém-me interessada, motivada, e faz-me ter vontade de aprender/descobrir mais todos os dias (mesmo que isso implique pular da cama às 8h da manhã). Consegui fazer todas as cadeiras por frequência e manter a média que tinha no curso anterior (coisa que eu achava impensável). Nunca eu pensei, na altura do ensino secundário, que pudesse tirar Gestão. Não conhecida bem a área, nunca tinha tido economia ou contabilidade. Não sabia nada de nada, e acho que isso é normal. Estou muito contente com a escolha que fiz, sinto que é uma área que me realiza e espero que assim continue durante muito tempo.


Por último, e para quem está a pensar em mudar de curso, o meu conselho é que pensem bem antes de tomar qualquer decisão. Arrisquem e sigam os vossos sonhos. Se de facto quiserem muito uma coisa a chave para o sucesso é o trabalho, pois tudo se consegue com esforço e dedicação! Para quem está agora a escolher o curso, na minha opinião, o ensino superior em nada se compara ao ensino secundário. Se eu soubesse isso nunca na vida me tinha candidatado a Psicologia. Ainda bem que não entrei! Claramente o jeito para escrever também é pouco, por isso vou só dedicar-me à Gestão.


Queria ainda agradecer ao amigo e autor de blog “A Vida de um Estudante de Engenharia Informática”, pois foi dos poucos colegas que me aconselhou a arriscar. Desejo-te tudo de bom. Estarei sempre disponível para o que precisares. E muito obrigada por tudo! ".


Um agradecimento especial à Carolina pelo excelente testemunho no qual destaca o trabalho, o esforço e dedicação como sendo indicadores chave para o sucesso.


Uma vez que estão abertas as candidaturas ao ensino superior, desejo a todos os caloiros, boas escolhas.

O conselho que vos dou é um pouco parecido ao slogan de todas as bebidas alcoólicas: "Escolha com moderação. Seja Responsável!".

Não se esqueçam de que é o vosso futuro que está em jogo, é a decisão da vossa vida!


Até à próxima!

 

Envia as tuas sugestões para: dicasdeinformatica2015@gmail.com

Qualquer dúvida, não hesites em contactar-me!

POSTS RECENTES:
bottom of page