top of page

Como substituir o disco HDD do PC?


Olá a todos!

Hoje trago-vos um vídeo no qual pretendo demonstrar, passo a passo, a substituição de um disco HDD. É um processo que não envolve qualquer dificuldade acrescida e que pode ser levado a cabo por qualquer pessoa. Claro está que é necessário um certo cuidado quando se manipulam componentes deste tipo, muito frágeis e sensíveis ao mais pequeno toque. Contudo, é uma tarefa de manutenção de fácil execução e fazível em menos de um minuto.

"Mas como é que eu sei que o meu disco está a dar as últimas?", perguntam vocês.

Ora bem, há um conjunto de "sinais" que vos podem dar indicação de que o disco poderá estar a chegar ao fim da vida. O Windows pode alertar para problemas que surjam a nível de hardware, como é o caso das mensagens que podem ser mostradas ao utilizador aquando da inicialização do sistema, como por exemplo:

A imagem ilustrada acima, indica que o Windows não conseguiu inicializar porque não consegue detetar um determinado dispositivo: "The boot selection failed because a required device is inaccessible". Neste caso, o sistema já não reconhece o disco e portanto não consegue carregar o Sistema Operativo.

Nalguns casos, o problema pode ser devido a partições do disco que estejam fragmentadas ou pode acontecer que um determinado ficheiro esteja corrompido e, portanto, o Windows alertará para este tipo de situações. Existem ferramentas capazes de corrigir estes problemas relacionados com ficheiros, e até mesmo recuperar dados do disco.

Mas se o problema for mais grave, não haverá ferramenta que vos salve.

Ruídos incomuns, "clacks", entre outros sintomas, podem indicar que o disco foi "à viola". Não vale a pena tentar forçar ou tirar mais partido dele, é até recomendável que procedam imediatamente à sua substituição com prejuízo de danificar outros componentes do computador.

Hoje em dia, um disco de 500GB HDD ronda os 30 euros. É claro que se quiserem tirar mais partido do vosso computador, também já se compram discos SSD de 256GB pelo mesmo preço. Fica ao critério de cada um a escolha e se vale a pena, ou não, investir num disco SSD para o vosso computador.

Convém ter a certeza de que o hardware do computador é compatível com o disco SSD que pretendam adquirir.

No meu caso, como o portátil já tem uns aninhos, não achei que se justificasse o investimento num disco de gama superior.

Sem mais conversa, sigamos para o vídeo:

Qualquer dúvida, disponham. Os contactos estão no rodapé.

Até à próxima!

 

Envia as tuas sugestões para: dicasdeinformatica2015@gmail.com

Qualquer dúvida, não hesites em contactar-me!

POSTS RECENTES:
bottom of page